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Moradora do Paraná registra aumento de mais de 500% na conta de luz após troca de medidor pela Copel

Moradores reclamam do aumento no valor das contas da luz em São José dos Pinhais Moradores do Paraná registraram aumentos expressivos na conta de luz depois ...

Moradora do Paraná registra aumento de mais de 500% na conta de luz após troca de medidor pela Copel
Moradora do Paraná registra aumento de mais de 500% na conta de luz após troca de medidor pela Copel (Foto: Reprodução)

Moradores reclamam do aumento no valor das contas da luz em São José dos Pinhais Moradores do Paraná registraram aumentos expressivos na conta de luz depois que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez a troca dos medidores comuns para os medidores inteligentes. Na região de Curitiba, os medidores foram instalados em 15 cidades: Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Piraquara, Quitandinha, Rio Negro e São José dos Pinhais. Segundo a Copel, a expectativa é que até o fim do ano o medidor inteligente esteja em um a cada três imóveis atendidos pela companhia no estado. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp A troca faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos. Os novos aparelhos fazem a leitura em tempo real, religamento remoto, detecção automática de falhas, além da transmissão remota dos dados de consumo. Na casa da engenheira Helen Teixeira, em São José dos Pinhais, o medidor foi trocado para um inteligente em junho. Porém, a medição do consumo ainda é feita de forma manual por um funcionário da Copel. Na residência, a conta costumava ser cerca de R$ 90. No mês em que o medidor foi trocado a conta passou para R$ 210. Um mês depois, a conta foi de R$ 588 – um aumento de mais de 500%. Conforme a engenheira, o padrão de consumo continuou o mesmo. "Moramos eu, meu esposo, e minha filha. Na maior parte do tempo os dois ficam fora de casa na escola ou no trabalho. Eu trabalho em casa, mas é super tranquilo, não tem altos consumos", explica. A mulher procurou o Procon do município para registrar uma reclamação. Além dela, quase 100 moradores da cidade procuraram o órgão para registrar queixas dos aumentos expressivos na fatura após a troca do equipamento. O alto número de reclamações levou o Procon a notificar a Copel. Média das contas de luz de moradora de São José dos Pinhais passou de R$ 90 para R$ 588 Reprodução/RPC "Considerando o número elevado de reclamações, nós notificamos a Copel para apresentar laudos e documentos sobre essa nova tecnologia, esse novo medidor, sob pena de suspender a instalação de novos medidores em toda a cidade", detalha Jaiderson Rivarola, superintendente do Procon de São José dos Pinhais. Por meio de nota, a Copel confirmou que recebeu a notificação emitida pelo Procon de São José dos Pinhais. A empresa afirmou que irá esclarecer prontamente os pontos levantados pelo órgão e tem sob análise quatro casos específicos encaminhados pelo órgão, entre eles o de Helen. Disse ainda que, em São José dos Pinhais, a leitura ainda é feita manualmente porque a tecnologia está em fase de implantação. Segundo a Copel, os medidores inteligentes já atendem 1,6 milhão de domicílios paranaenses e não alteram a forma como o consumo é aferido. A empresa também afirma que tem verificado individualmente casos específicos apontados pelo Procon, entre eles o da consumidora entrevistada pela reportagem. Segundo Helen, padrão de comportamento de consumo continua o mesmo Reprodução/RPC LEIA TAMBÉM: Investigação: Empresária investigada por falas homofóbicas reconhece mensagens, mas diz que exigência era de clientes Polícia: Famílias de funcionários que morreram em explosão são vítimas de tentativas de golpes Café, vinho e azeite: Produtos apreendidos na fronteira com o Paraguai viram combustível na usina de Itaipu Problema semelhante em outras cidades Moradores de outras cidades do Paraná passaram por problemas semelhantes. Em Cascavel, por exemplo, a Copel confirmou que quase 2 mil medidores de energia apresentaram erro de leitura. Na cidade, a companhia recebeu 1800 reclamações desde dezembro de 2024. 441 moradores afetados foram ressarcidos em dobro, conforme previsto no Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em Toledo, foi realizada uma audiência pública para discutir o mesmo problema. Orientação O Procon orienta que, em caso de problemas, os consumidores devem abrir um protocolo junto à Copel, relatando a situação. Se o caso não for resolvido, ou a resposta da companhia for insuficiente, o consumidor pode formalizar a reclamação no Procon com documentos pessoais e as últimas quatro contas, para que seja possível apurar a média de consumo na residência. Medidor inteligente da Copel RPC VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.